sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hidrografia

Devido ao relevo muito acidentado, os rios que cortam o oeste dos EUA e do Canadá formam muitas corredeiras, cascatas e cachoeiras, fato que favorece a geração de energia hidrelétrica. A seguir, apresentaremos uma breve descrição do pricipais rios dessa região.
  Rio Yukon - Com mais de 3.000 km de extensão o Yukon nasce no nreste do Canadá e segue pr o Alasca, desembocando n Estreito de Behring. A ocorrência do ouro em seu leito atraiu, no passado, grandes levas de garimpeiros. Esses exploradores usaram o vale do rio como uma passagem para ingressar no Alasca em busca denovas riquezas naturais, entre as quai a madeira.
  Rio Mackenzie - Esse rio também foi importante no passado, pois permitiu a colonização do noroeste do Canadá. O Mackenzie nasce em lagos localizados no planaltos interiores canadenses e corre em direção ao Mar Glacial Ártico. Suas águas, apesar de congeladas durante a maior parte do ano, eram utilizadas para escoar a madira extraída da região da taiga.
  Rio Colúmbia - Nasce em território canadense, reltivamente próximo da fronteira com os EUA, entra em tereritório americano e deságua no Pacifico. Com mais de 2.000 km de extensão, o Colúmbia reccebe grande volume de água proviniente das montanhas. Em função disso, sua bacia abriga 14 hidrelétricas. Elas abastecem grandes cidades da costa oete e grande parte das ricas economias dos EUA e d Canadá. 
  Rio Colorado -  Com  aproximadamente 2.300 km de extensão, o Colorado nasce nas Montanhas Rochosas, cruza vários estados norte-americanos e desemboc no Golfo da Califórnia. Como há um desnível mito grande entre a nascente e a foz, o rio Colorado formou muitas cachoeiras, que favoreceram a construção de usinas hdrelétricas. Lembre-se d que esse riotambém é importante como formador do Grand Canyon.
  Já as planícies centrais norte-americanas são banhadas por grande bacias hidrográficas. A bacia Mississípi-Missouri é fomad pelo rio Mississípi e seu principal afluente, o Missouri, que drenam, juntos, uma das mis extnsa bacias hidrográficas do mundo. Como percorrem relvo baixo e plano, possuem poucas quedas d`água. Por essa razão, são navegáveis em quse tda sua extensão. Esse fato foi fvorecido pela construção de inúmer eclusas de pequeno porte, bem como pela abrtura de canais, que desviam as embarcações das pucas corredeiras. Hoje os rios que compõe essa enorm bacia hidrográfica são utlizados pricipalmente para transportar produtos agrícolas cultivados nas planícies centrais.
  A porção leste da América do Norte é drenada por riosque fazem parte da história e da economia da região. Vamos conhecê-los.
  RioSão Lourenço - Com quase 1.200 km deextensão, escoa as águas dos Grandes Lagos pra o oceao Atlântico. Desse modo, é um viade transporte natural (seu curso comport grandes navios cargueiros) que qu conecta a região mais povoada do Canadá com o exterior. Boa parte do seu curso constitui um trecho da  fronteira entre o Canadáe os EUA.
  Rio Hudson - Nasce no estado de Nova York e desemboca no oceano Atlântico (na cidade de Nova York) depois de percorrer 500 quilômetros. Foi imprtante via de penetração e transporte pra os colonizadores. Com o densenvolvimento da economia norte-americana, esse rio passou a ser usado para escoar o minério de ferro etraído nos Apalaches. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário