Do oeste até o leste das praias do Pacífico rumo ao interior, nós logo podemos observar grandes cadeias montanhosas. A primeira dessas formaçoes montanhosas que aparece é a Cadeia da Costa, que chega a 2.000m de altitude e amrgeia grande trecho do litoral oest norte-americano.Continuandono sentido leste, surgem outras impressionantes elevações, como a Serra da Nevada e as Montanhas Rochosas. Essa é a maior de todas essas formações, que estende-se no sentido norte-sul, desde o Alasca aé o Méxco.
Os picos dessas montanhas, muitas vezes ultrapassam os 3.000 m de altitude, são entrecortados por terrenosrebaixados e aplainados. O exemplo mais importante é a Grande Bacia, queabriga o Vale da Morte e o Vale do rio Colorado, que forma o Grand Canyon.
O Grand Canyon é possivelmente a mais exuberante áisagem natural dos Estados Unidos. Formado pelo Rio Colorado, que ecavou o próprio leito, constitui uma vala gigantesca, com 446 km de extensão e, em algumas localidades, 30 km d largura e 1.600 m de profundidade. Calcula-se qu foram mais de 2 milhões de anos para que assumisse a sua forma atual.
Agora vamos falar dos relevos da planícies centrais. Estendendo-se no setido norte-sul, as grandes planícies da América do Norte (também conhecidas como prairies, ou seja, pradarias) ocupam toda região central do Canadá e dos Estados Unidos.
Na porção norte dessas planícies, perto da Círculo Polar Ártico, sã registradas algumas das temperaturas mais baixas do planeta. Nessas elevadas latitudes, muito distntes do equador, as massas de ar friopredominm durante a maior prte do ano e inviabilizam a agricultura. Os cultivos Agrícolas se estendem plo sul do Canadá e também por toda a planíciie centrl do Estados Unidos.
Devido a predomínio desse clima polar nas planícies do norte canadense, os numerosos lagoss glaciais aí existentes ficam quas sempre congelados Na verdade as planícies funcionam como verdadeiros corredores de massas de ar, tanto daquelas frias provinientes do polo norte quanto das quente que vêm do Golfo do México.
O relevo do leste dos EUA é dominado por velhos planaltos que se formaram devido à erosão de antigas cadeias montanhosas. Hoje, as elevações têm em média, 900 m de altitude. Margeado a costa atlântica, estendem-se da penísula do Labrador (Canadá) aos (EUA).
As cadeiasmontanhosas que deram origem a esses planaltos formarm-se no paleozóico, há centenas de milhões de anos. Ao longo desse vasto período, o desgaste pela ação do interperismo reuziu as gigantescas montanhasa morros de baixa altitude.
Na parte sul dos EUA se localiza um grande penísula banhada pelas águasdo oceano Atlântico e d Golfo do México. Trata-se da penísul da Flórida, que abriga um dos maiores patrimônios naturais d humanidade, o Parque Nacional de Everglades , uma enorme aréa pntanosa que guard uma exuberante diversificação da fauna e da flora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário